segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Exercícios físicos ajudam a aumentar expectativa de vida

Pessoas que estão lutando contra o câncer não devem deixar de praticar atividades físicas. Devido à rotina de tratamentos e remédios, alguns pacientes acabam deixando o hábito de se exercitar, porém não sabem o quanto é importante não ficar parado durante o tratamento.

Em geral os portadores de câncer costumam sentir muita fadiga. Este estado de extremo cansaço e desgaste não melhora após o descanso, tendendo a piorar e contribuindo para uma constante perda de desempenho do paciente e uma má qualidade de vida.

Os exercícios físicos ajudam a diminuir a sensação do cansaço e no fortalecimento dos músculos. Eles fazem com que o nível de energia do corpo seja maior, assim temos uma melhora na rotina diária do paciente, aumentando o apetite, a autoestima e otimizando os períodos de sono e descanso.

Uma das coisas que pode gerar a fadiga crônica é a caqueixa.

Caracterizada por uma intensa atividade de catabolismo no corpo do hospedeiro do tumor, provocando alterações no metabolismo de macronutrientes, em especial na síntese proteica muscular. Isso faz com que aconteça uma perda involuntária de peso, perda de massa muscular, anemia e redução na ingestão alimentar, levando a uma expectativa de vida menor.

Esses fatores favorecem o tecido tumoral, o qual compete com as demais células do corpo em relação às fontes energéticas. O paciente deve procurar seu médico e se informar sobre o melhor tipo de exercício físico para o seu caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário