sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Saiba mais sobre o câncer que Meire teve.

Câncer ESTÔMAGO







Prevenção


Para prevenir o câncer de estômago é fundamental seguir dieta balanceada, composta de vegetais crus, frutas cítricas e alimentos ricos em fibras, desde a infância. Ácido ascórbico (vitamina C) e betacaroteno (precursor da vitamina A), encontrados em frutas e verduras frescas, agem como protetores contra o câncer de estômago, porque evitam que os nitritos (conservantes encontrados em alimentos industrializados) se transformem em nitrosaminas. Além disso, é importante o combate ao tabagismo e a diminuição da ingestão de bebidas alcoólicas.


Alimentação pobre em carnes e peixes e nas vitaminas A e C, ou ainda alto consumo de alimentos defumados, enlatados, com corantes ou conservados em sal são fatores de risco para esse tipo de câncer. Em algumas regiões brasileiras, onde os alimentos não são mantidos em geladeira e a sua conservação é ruim, o número de casos de câncer de estômago aumenta significativamente. Ingestão de água proveniente de poços com alta concentração de nitrato está relacionada à maior incidência de tumores gástricos.


Fumantes que ingerem bebidas alcoólicas ou que já tenham sido submetidas a operações no estômago têm maior probabilidade de desenvolver esse tipo de câncer, assim como pessoas com parentes que foram diagnosticados com câncer de estômago.




Sintomas


Não há sintomas específicos do câncer de estômago. Porém, alguns sinais como perda de peso e de apetite, fadiga, sensação de estômago cheio, vômitos, náuseas e desconforto abdominal persistente podem indicar uma doença benigna (úlcera, gastrite, etc.) ou mesmo tumor de estômago.

Massa palpável na parte superior do abdômen, aumento do tamanho do fígado e presença de íngua na área inferior esquerda do pescoço e nódulos ao redor do umbigo indicam estágio avançado da doença.

Sangramentos gástricos são incomuns em lesões malignas, entretanto, o vômito com sangue ocorre em cerca de 10 a 15% dos casos de câncer de estômago. Também podem surgir sangue nas fezes, fezes escurecidas, pastosas e com odor muito forte (indicativo de sangue digerido).

Quando o exame físico está sendo realizado, o paciente com câncer pode sentir dor no momento em que o estômago é palpado.




Tratamento


O tratamento cirúrgico, retirando parte ou todo o estômago, além dos nódulos linfáticos próximos, é a principal alternativa terapêutica e única chance de cura. Para determinar a melhor abordagem cirúrgica, deve-se considerar a localização, tamanho, padrão e extensão da disseminação e tipo histológico do tumor. A radioterapia e a quimioterapia são considerados tratamentos secundários, que podem determinar melhor resposta da cirurgia.

Meire Cesar Veiga venceu o câncer.

Depoimento da Meire Cesar Veiga, de 55 anos, que mora em Mogi das Cruzes e venceu o câncer.





"Em 2009 comecei a sentir muita dor no estômago, a dor era constante, procurei um médico e fiz exames que ele solicitou, nesse mesmo dia passei em frente à casa do GAPC e pensei na quantidade de pessoas que precisam do apoio deles, nem imaginava que seria uma delas.

Dias depois ao receber o resultado dos exames, foi constatado câncer de estômago. A notícia me deixou sem chão, tenho um filho especial que depende totalmente de mim. Sabia que não seria fácil enfrentar essa doença.

Procurei o GAPC de Mogi das Cruzes, e ele me estendeu as mãos, fui muito bem recebida e encontrei o apoio que eu precisava.

De tudo que me ofereceram o mais importante naquele momento foi o apoio psicológico, eu estava sem forças para lutar.

Já em 2010 fiz quimioterapia e radioterapia para me preparar para cirurgia, no mês de agosto fiz novamente os exames e para minha alegria o câncer não estava mais lá, ele havia sumido, nem precisei passar por cirurgia, estava curada.

Hoje continuo fazendo exames a cada dois meses e o resultado sempre é positivo.

Agradeço ao GAPC que em todos os momentos esteve ao meu lado, me ajudou, tive forças, lutei, venci, e venço todos os dias.”